Carregando...

Teste AB

Teste AB

 

O Teste AB é um recurso que permite o envio da ação para uma pequena parte do seu mailing variando remetente, assunto e/ou conteúdo da ação de e-mail marketing. Você pode realizar até dez variações de remetente, bem como do assunto e / ou do conteúdo.

O objetivo é identificar previamente como a ação pode ter mais resultados através de um envio parcial com diferentes alternativas. Para isso também é recomendado que você utilize no teste AB a(s) sua(s) lista(s) mais engajada(s).

Está na dúvida qual o assunto pode despertar mais o interesse daquele público em abrir a ação em questão? Faça o teste AB e descubra o assunto que te trará mais aberturas, ou conteúdo que vai gerar mais conversões ou até o remetente com mais entregas.

 

Criando o Teste A/B

 

Para realizar o teste AB é necessário já ter a(s) mensagem (s) e a(s) lista(s) cadastrada(s) na Plataforma.

1 - No menu lateral esquerdo clique no ícone “Ações de E-mail Marketing” e selecione a opção “Criar uma nova ação”.

2 - No campo “Criar uma ação pelo modo” escolha a opção “completo com teste de variações” e clique no botão “Avançar”.

3 - Você pode criar uma ação desde o início ou “A partir dos dados de outra ação”, utilizando como referência os dados cadastrados em uma ação já criada. Realizada a definição, clique em “Avançar”.

4 - Preencha os dados da nova ação . Atente-se aos dados pertencentes ao teste AB, ora destacados na imagem abaixo e detalhados em seguida.

É possível variar “Remetente”, o “Assunto” e o “Conteúdo”. Você consegue inserir até dez itens de cada campo para variar. Quanto mais itens estiverem variando maior precisa ser a sua base pois é necessária uma parcela para execução de todas as combinações de teste e outra parcela para o disparo real.

 

Remetente

 

Atribua um endereço do remetente e um nome de remetente. Ambos os campos são de preenchimento obrigatório. Realizado o preenchimento, clique no ícone "+"  para adicionar as informações. O ícone passa da cor cinza para a cor verde quando os campos são preenchidos.

Adicionadas as informações, os campos ficam disponíveis para se desejar, incluir novo endereço e nome de remetente. Lembre-se que você pode incluir até dez variações de remetente. Caso deseje excluir as informações, clique no ícone "-" . Nesse exemplo não vamos variar o remetente.

 

Assunto

 

Preencha os assuntos que serão utilizados para o teste de variações. Nesse exemplo a variação será realizada no assunto.

 

Conteúdo

 

Clique sobre o campo autocomplete em destaque e selecione uma mensagem cadastrada para compor o teste de variações. Selecionada a mensagem, clique sobre o ícone para adicioná-la assim como feito nos itens acima.

Para mais detalhes sobre os campos da tela de criação de ação consulte o manual de criando uma ação.

 

Escolhendo a Lista

 

Finalizada as configurações da tela de criação de ação com teste AB, clique no botão “Avançar”, selecione a(s) lista(s) a ser utilizada e clique novamente no botão “Avançar”. Você também pode utilizar segmentações comportamentais para compor o teste AB.

1 - Escolhida a lista clique no botão "Avançar".

2 - Você pode fazer filtros se desejar. Prossiga clicando no botão “Avançar”.

 

Agendamento

 

1 - Na sequência, clique no checkbox em destaque para agendar o envio do Teste AB.

Ao marcar a tela abaixo é exibida para agendamento do teste:

2 - Você deve escolher entre enviar o teste imediatamente ou agendar para uma outra data e horário.

Perceba que para o teste a ferramenta selecionou 40% dos contatos inseridos na ação. Se desejar movimente a régua utilizando o ícone em destaque para definir ama porcentagem diferente do definido pela plataforma. A plataforma irá definir uma quantidade mínima de contatos para efetuar os testes de acordo com o número de itens que estão variando e a quantidade de contatos presentes na ação.

3 - Nesse momento você pode concluir, e então o disparo do teste é realizado ficando pendente o disparo da ação. O “Status” da ação fica como “Teste de variações enviado”.

Aguarde um período considerável (no mínimo 1 hora) para analisar os dados e ter a definição de qual variação venceu.

4 - Para verificar os resultados e efetuar o disparo da ação clique em “Opções” e selecione a opção “Agendamento”.

5 - Novamente selecione o checkbox “Programar o envio”.

6 - Com o checkbox “Programar o envio” selecionado, clique no botão “Trocar” para selecionar, nesse exemplo, o assunto vencedor, o qual será utilizado no envio para o restante dos contatos.

Nesse exemplo variamos o assunto então, o vencedor nesse caso é o assunto com o maior número de aberturas, como você pode ver abaixo é o: “[PRIMEIRONOME], segue um convite para o nosso treinamento”.

7 - Escolha o “Remetente”, “Assunto” e “Conteúdo” da ação selecionando seus respectivos radio buttons e depois clique no botão “Escolher”.

8 - Verifique na imagem abaixo que é exibido o número de contatos que vão receber a ação e as suas escolhas. Em seguida defina se o envio será imediato ou em uma data e horário específico e clique no botão “Concluir” e a ação é disparada para os contatos restantes com os itens escolhidos.

9 - No momento que você estiver criando a ação de e-mail marketing e agendando o envio de teste também pode automatizar o processo do envio da ação selecionando o checkbox “Avaliar os resultados do teste de variações e enviar a ação automaticamente” e clique em “Concluir”.

Nesse formato a plataforma avalie os resultados e envie o e-mail marketing ao restante dos contatos, ora aqueles que não foram selecionados na régua para receber o envio de teste. os critérios para definir como vencedor o remetente, assunto e / ou conteúdo seguem abaixo:

  • Remetente”: classificado como vencedor quando possui maior número de entregas pois, o e-mail considerado mais “seguro” pelo provedor entrega mais;
  • Assunto”: classificado como vencedor quando possui maior taxa de abertura, pois o e-mail que possui um assunto atrativo tende a ter mais abertura;
  • Conteúdo”: seguindo a linha de raciocínio do “Assunto”, quanto mais atrativo o conteúdo, maior interesse terá o contato de ir além, ou seja, realizar o clique.

 

Estatísticas

 

1 - Para verificar o resultado do teste AB ou da ação final, clique no ícone da ação desejada e depois em “Estatísticas”.

2 - A guia “Teste de Variações” contem a estatística exclusivamente do teste. As outras guias das estatísticas mostram o resultado do disparo da ação como um todo incluindo o teste (acesse o nosso manual de estatísticas da ação para mais informações).

Este conteúdo foi útil?20