Carregando...

Personalização2

Personalização

Você pode utilizar qualquer campo presente na plataforma para personalizar a sua mensagem.

Também é possível criar regras de personalização, nesse caso a plataforma pode inserir em sua mensagem, o tratamento “Prezado”, quando o campo sexo for masculino ou “Prezada” quando o campo sexo for feminino. Ainda é possível definir um valor padrão, como por exemplo, “Prezado (a)” quando o campo sexo não estiver preenchido.

 

Assista o vídeo acima ou siga os passos abaixo:

 

Criando uma Regra de Personalização

 

1 - No menu lateral esquerdo clique no ícone ““Conteúdo da Mensagem” e selecione a opção “Mensagens cadastradas”.

2 - Na tela de mensagens clique em “Configurações”, e selecione a opção “Personalização de Conteúdo”.

3 - Clique no botão “Incluir”.

4 - Na tela “Cadastro de Campo Personalizado” preencha o campo “Título” com o nome que identificará o a nova regras que está sendo criada na plataforma. Já o campo “Valor padrão” exerce a funcionalidade de, quando não identificado um valor (informação) na base de contatos, fornecer uma informação padronizada, exemplo: Em uma personalização de conteúdo que o pronome de tratamento “Prezada” quando o contato for do sexo feminino e “Prezado”, quando do sexo masculino, caso o campo sexo não esteja preenchido na lista, previne-se com o uso do “Valor padrão” que pode ser, por exemplo, “Prezado(a)”. Para prosseguir, clique em “Concluir”.

5 - Estando o campo personalizado criado, é necessário criar as suas respectivas regras. Para isto, clique em “Incluir”.

Em “Campo” escolha um campo - padrão ou adicional - cadastrado na plataforma que quando for “igual a”, “diferente de”, “menor que”, “maior que” ou “contenha” o “Conteúdo” deve ser “Substituir por” algo que você definir.

Segue exemplo abaixo:

6 - Finalizado o preenchimento e o clique em “Concluir”. Veja a regra criada:

7 - Efetue o mesmo procedimento para incluir a regra referente ao sexo Feminino.

8 - Criadas as regras utilize a coluna Opções para as seguintes ações:

  • Utilize o ícone em forma de "carta" para editar a regras criadas e fazer alterações em qualquer um dos campos que desejar.
  • Utilize o ícone em forma de "setas" para definir prioridades nas regras criadas.

Vamos ver um exemplo utilizando os campos Cidade e Estado:

1ª  - Quando o campo “Cidade” do contato for igual ao conteúdo “São Paulo”, substituir por “Você que é Paulista”;

2ª  - Quando o campo “Estado” do contato for igual ao conteúdo “São Paulo”, substituir por “Você que é de São Paulo”.

Neste exemplo, a prioridade é tratar o contato como “Você que é Paulista”, mas como não se tem a informação da cidade de todos, tem-se como alternativa a opção “Você que é de São Paulo”.

Perceba que na imagem acima a prioridade é a cidade. Se desejar inverter deve clicar no botão prioridade da regra secundária. Assim a prioridade será “olhar” primeiro para o campo Estado.

  • Utilize o ícone em forma de "lixeira" para excluir a regra.

 

Personalizando o Conteúdo da Mensagem

 

Para personalizar o conteúdo da mensagem com os campos do cadastro ou com as regras de personalização edite a mensagem.

1 - Na tela de “Mensagens Cadastradas” clique no botão “Editar”.

2 - Edite o componente de texto da mensagem.

3 - Posicione o cursor onde deseja inserir o campo personalizado.

4 - Clique no botão “Campos personalizados”. Neste botão, estão todos os campos padrões da ferramenta, campos adicionais e regras personalizadas. Vamos escolher a regra de personalização criada anteriormente.

A plataforma inseri uma tag com o título definido na criação da regra:

Quando utilizado um campo padrão da ferramenta como por exemplo “Nome” ele será apresentado com o conteúdo entre colchetes:

Dica: Ao invés de usar a tag [NOME] utilize a tag [PRIMEIRONOME]. A diferença é a primeiro insere o nome completo do contato e a segunda seleciona apenas o primeiro nome presente no campo nome da sua lista de contatos.

Quando utilizado um campo adicional ele aparece com a sigla “CA” e um numeral à sua frente, sendo que a sigla significa “Campo Adicional” e o numeral, a linha em que foi cadastrado.

Atenção: Campos adicionais são aqueles campos que você pode criar na ferramenta além dos campos padrões que a mesma oferece. Saiba mais sobre eles no manual de Listas de Contatos.

 

Personalizando o Assunto da Ação

 

Você pode enviar uma mensagem com o nome do contato conforme exemplo abaixo:

Nesse caso no momento da criação da ação insira a tag de personalização dentro do campo “Assunto da mensagem” conforme exemplo abaixo:

No caso do assunto inserimos a tag [PRIMEIRONOME], pois a tag [NOME] traz o nome completo do contato fazendo o número de caracteres do assunto ficar muito extenso.

Você também pode utilizar outros campos da sua lista para personalizar o assunto. Sugerimos inserir a tag na mensagem e então copiar e colar a mesma no assunto da ação, assim você evita erros de digitação e dúvidas quanto à forma correta de cria-las.

Este conteúdo foi útil?00