Carregando...

Manutenção de Lista

Manutenção de Lista

Esses recursos permitem corrigir, de maneira fácil, endereços que possam estar escritos incorretamente, como “hotmal.com”, trabalhar com movimentação dos contatos entre as listas, remover contatos duplicados entre uma lista e outra e até criar mais campos quando os disponíveis não são suficientes.

O objetivo é oferecer, na ferramenta, recursos para agilizar alterações e facilitar a administração de seus contatos sem que, para isso, seja necessário exportar ou importar arquivos.

 

Correção automática de endereços

 

Utilize esse recurso para corrigir contatos em sua lista que possam estar escritos incorretamente, por exemplo, se um contato em sua lista estiver escrito como “treinamento@hotmal.com.”, a ferramenta o corrigirá para “treinamento@hotmail.com”.

1 - No menu lateral esquerdo, clique em “Listas de contatos” e selecione a opção “Correção automática de endereços”.

2 - São exibidas as suas listas. Escolha as listas às quais deseja aplicar o corretor e clique no botão “Avançar”.

3 - A correção é aplicada apenas aos contatos inválidos. Se desejar aplicar correção em todos os seus e-mails, marque a opção abaixo e clique no botão “Avançar”.

4 - Ao avançar, você é direcionado à tela com um resumo da correção efetuada. Nesse caso, foram corrigidos três endereços.  Clique no botão “Baixar arquivo de retorno” para visualizar os contatos corrigidos ou no botão “Voltar” para retornar à tela de listas cadastradas.

5 - Ao baixar o arquivo de retorno, é possível visualizar os contatos corrigidos. Na coluna (A) estão os contatos originais da planilha e, na coluna (B), os contatos já corrigidos.

 

Transferência de contatos entre listas

 

Com este recurso é possível mover ou copiar contatos de uma lista para outra. Você pode utilizá-lo, por exemplo, quando desejar criar uma lista geral dos seus contatos.

1 - No menu lateral esquerdo, clique em “Listas de contatos” e selecione a opção “Transferência de contatos entre listas”.

2- Escolha entre mover ou copiar os contatos (1) e selecione a lista de origem (2) e a lista de destino (3).

  • Ao mover, os contatos são retirados da lista origem e inseridos na lista destino.
  • Ao copiar, os contatos são preservados na lista de origem e acrescentados à lista de destino.

Para ambos os casos, os passos serão os mesmos. No exemplo abaixo, movemos os     contatos.

3 - Opcionalmente, é possível habilitar a opção “Aplicar filtro”. Dessa forma, é criado um filtro baseado no campo “E-mail”, por exemplo, para mover apenas os contatos “@akna.com”.

Utilizamos no exemplo a opção "termina com", porem é possível utilizar as seguintes opções: "seja igual a", "começam com"  e "contenham".

4 - Também é possível criar um filtro relacionado ao status do contato“Válidos”, Inválidos ou Opt-out.

5 - Após definir o tipo de transferência, as listas e, opcionalmente, e os filtros e  clicar no botão “Avançar” é exibida a tela de confirmação. Leia a mensagem que é exibida e clique no botão “Avançar”.

6 - Um aviso informando que a operação foi realizada é exibido na tela. Clique no botão “OK” para ser direcionado à tela de transferência de contatos novamente.

7 - Utilize o menu de produtos ou o menu lateral esquerdo para sair da tela de transferência de contatos.

 

Remoção de duplicidade entre listas

 

Este recurso permite remover a duplicidade de contatos entre uma lista e outra.

1 - No menu lateral esquerdo, clique em “Listas de Contatos” e selecione a opção “Remoção de duplicidade entre listas”.

2 - Você deve escolher uma das seguintes opões para aplicar a remoção:

A - Remover e-mail de uma lista que já estiverem em outra(s) lista(s): nesse caso, vamos remover endereços de e-mail de uma lista que já estiverem em uma ou mais listas.

Por exemplo, vamos remover da lista “200901 – Módulo2” os e-mails que já estiverem cadastrados nas listas “200904 - TurmaExtra", “200922 - Módulo1” e “201001 - Módulo1”.

Selecione a lista para remoção dos contatos (1), selecione as listas de referência (2) e, no fim da página, clique no botão “Avançar”.

2 - Leia a mensagem que é exibida e clique em “Avançar”.

No exemplo abaixo é possível visualizar que foi excluído da lista “200901 – Módulo2” dois e-mail que se repetiam nas outras listas. Clique no botão “Voltar” e retorne à tela de “Remoção de duplicidade".

B - Remover e-mail de várias listas que estiverem em uma lista: com esta opção, vamos remover de duas ou mais listas os contatos que já estiverem em outra lista.

Por exemplo, vamos remover das listas “200901 - Módulo2”, “200922 - Módulo1”, “200929 - Módulo3” e “Teste-Akna” os contatos que já estiverem na lista “Clientes 2”. O passo a passo é o mesmo descrito na opção A.

Para retornar às suas listas, utilize 0 menu lateral.

Atenção: Este recurso é opcional. Não há problema em ter o mesmo contato em várias listas. Caso você utilize mais de uma lista em uma ação, a ferramenta não efetuará envios em duplicidade.

 

Campos personalizados do  contato

 

Permite criar outros campos para a plataforma. Imagine, por exemplo, que você tem um e-commerce e precisa importar em suas listas a data da compra do cliente. Para isso, seria necessário um campo como “Data da compra”. Esse campo não existe na plataforma, mas você pode criá-lo facilmente.

1 - No menu lateral esquerdo, clique em “Listas de Contatos” e selecione a opção “Campos personalizados do contato”.

Você tem até vinte campos extras para habilitar. Até o campo dezenove você tem um espaço de armazenamento de até 255 caracteres. Se precisar inserir mais informações, ou seja, um maior número de caracteres, utilize o campo 20, que possui um armazenamento bem maior. O campo 20 também aceita código HTML.

Atenção: Embora o campo CA20 aceite uma quantidade grande de caracteres e também código html não recomendamos o envio de todo o conteúdo html da mensagem nesse campo. O ideal é enviar apenas o conteúdo a ser personalizado em sua mensagem.

2 - Habilite o campo e atribua um nome para ele (o nome dos campos podem conter ate 30 caracteres). Em seguida, clique no botão “Concluir”.

A partir deste momento, o campo passa a existir na ferramenta, tornando possível importar uma lista com essa coluna.

 

Relação de campos padrões da plataforma

 

Abaixo segue a relação de campos que são nativos da plataforma.

 

Este conteúdo foi útil?23