Carregando...

Criando uma Página

Criando uma Landing Page

Com a Landing Page, você cria páginas que podem ser acessadas por qualquer dispositivo fixo ou móvel. O link gerado após a criação da página pode ser utilizado em uma ação de e-mail marketing, de SMS, divulgado nas redes sociais ou incluído em seu site. Também é possível criar formulários que se integram com as listas de contatos da ferramenta.

Assista o vídeo acima ou siga os passos abaixo:

 

Acessando o Módulo Landing Page

 

1 - No menu de produtos localizado ao lado do logo Akna, selecione “Landing Pages”.

   

 

Criando uma Página do tipo Web

 

1 - Para criar a nova página utilize o botão “Criar Nova” ou menu lateral esquerdo, “Conteúdo da Página” e selecione a opção “Criar uma nova página”.

Você tem duas opções de criação de páginas: utilizando o editor Drag & Drop ou importando um HTML pronto.

Durante a criação da landing page, seja utilizando o editor Drag & Drop ou importando um HTML, se a sessão na plataforma for encerrada inesperadamente ou o usuário sair da página de criação de mensagens sem antes salvar suas alterações, será salvo um rascunho para que, ao retornar, o usuário não precise escrever toda a mensagem novamente.

O usuário, então, poderá escolher entre “Criar novo”, para começar a escrever uma mensagem do zero, ou “Continuar editando”, para utilizar o rascunho e continuar a edição da mensagem em que estava trabalhando:

 

Utilizando o Drag & Drop

 

1 - Clique no ícone correspondente à opção escolhida.

2 - É carregada a tela de criação contendo componentes como imagem, texto, botões e ao lado direto a área de edição.

3 - Para iniciar a criação da página, você pode escolher os componentes disponíveis ao lado esquerdo e arrastar para a área de criação ao lado direito:

4 - Após arrastar o componente desejado ao lado esquerdo da tela, você tem opções para inserir a imagem, ajustar o alinhamento e inserir link.

5 - Para inserir a imagem, no lado esquerdo da tela, clique no botão “Procurar”.

6 - É aberto o gerenciador de imagem e você pode escolher uma imagem já disponível na plataforma ou clicar no botão “Enviar Arquivo” para importar uma nova.

Foi efetuado ajustes nos espaçamentos: lateral, acima abaixo e inserimos uma página de fundo. Inserimos um link e redefinimos a largura da imagem como segue abaixo

Também inserimos uma imagem de topo usando o mesmo componente do logo (componente imagem) e adicionamos a mesma imagem de fundo do bloco anterior.  Após alterações a página ficou assim:

 

Inserindo um Formulário

 

Um item essencial para landing pages é o componente “Formulário”. Para acrescentar esse componente, basta arrastá-lo para o template.

 

Configurações do Formulário

 

Ao acrescentar o componente, inclua nele os campos conforme as necessidades de seu formulário. O campo “E-mail” é obrigatório. Escolha o campo para o formulário usando o botão em destaque e atribua um nome para ele. Para inserir mais campos, selecione o botão "+". Para deixar um campo como obrigatório habilite na coluna “Obrigatório”. Utilize o botão “Lixeira” para excluir um campo.

É possível, através do botão engrenagem em cada um dos campos inseridos, mudar o tipo do campo. As opções são:

  • Text: campo de testo comum
  • Text Area: campo de texto com mias espaço de armazenamento
  • Radio: apenas uma opção pode ser marcada.
  • Select: possível selecionar um valor em uma lista.

Em nosso exemplo inserimos o campo profissão e definimos o mesmo como "select" colocando 3 opções de escolha.

Habilite a opção "Incluir opção "Selecione" como opção inicial" para que o campo exiba inicialmente a palavra "Selecione" ao invés de iniciar com algum valor da lista.

Notificações

É possível enviar alertas por e-mail e/ou sms quando o formulário é preenchido.

Também é possível segmentar essas notificações. Por exemplo, você possui três lojas e ao efetuar o cadastro o usuário deve informar em qual loja deseja atendimento. Assim após o preenchimento você pode encaminhar a solicitação ao respectivo gerente de cada loja. Você pode definir se esse campo é de resposta obrigatória.

A- Definimos o título. No caso “Loja”;

B - Escolhemos o campo onde desejamos armazenar a informação escolhida pelo usuário;

C - Definimos um assunto para a notificação que chegará ao responsável de cada loja;

D - Definimos as opções que o usuário pode escolher;

Veja como fica o formulário na página:

Dica: Nesse exemplo utilizamos um campo chamado Loja para armazenar a opção escolhida pelo usuário. Esse campo não é um campo padrão na ferramenta. Você pode criar campos adicionais na plataforma conforme a sua necessidade para saber como acesse aqui.

Confirmação

É preciso configurar o que deve ser feito com o contato após o preenchimento dos dados:

A - Insere o contato em uma lista existente na ferramenta;

B - Insere o contato em uma ação Transacional. Assim o contato, após preencher os dados, recebe uma ação com uma mensagem definida;

C - Insere o contato em uma régua de relacionamento (Automação);

D - Transmite os dados coletados no formulário para o seu sistema, por exemplo um CRM;

A “Automação” é um recurso da ferramenta para criar uma régua de relacionamento. A ação “Transacional” é uma ação que aguarda uma demanda, ou seja, um chamado, para fazer um disparo. Para mais informações sobre ambos os recursos, consulte os manuais automação e ações transacionais.

Finalização

A próxima configuração é referente ao comportamento da página após o preenchimento do formulário:

A - Direciona, após o preenchimento do formulário, o contato para uma página definida por você.

B - Insere um texto para o contato no rodapé do formulário. Nesse caso, também é possível escolher o alinhamento desse texto.

 

Layout do Formulário

 

É  possível efetuar alterações referente ao layout do formulário. Alterar a largura, o alinhamento e até inserir uma imagem no fundo como fizemos nos blocos anteriores.

Você pode fazer algumas alterações referentes ao título dos campos: Mostrar ou ocultar o título do campo à esquerda da caixa de edição, inserir o título dentro da caixa de texto do formulário (placeholder), definir uma cor de fundo para o formulário e alterar cor,fonte e tamanho dos textos relacionado aos campos do formulário.

Utilize os itens abaixo para alterar o texto, cor, alinhamento, e largura do botão do formulário.

Caso tenha definido nas configurações do formulário uma mensagem de finalização utilize os itens abaixo para ajusta-la.

Defina um alinhamento, cor, fonte e tamanho do texto desejado.

 

Configurações da Página

 

Utilize o botão "Configurar" para ter acesso as configurações de layout e expiração da página.

Configurações

Em configurações você pode definir uma imagem ou uma cor para o fundo da página. Também é possível definir um padrão para os componentes de texto.

Expiração

Você pode definir o tempo que um página deve ficar disponível. Após essa data você pode redirecionar os visitantes para um outro endereço oi configurar página default. Veremos o funcionamento e criação de páginas default mais adiante.

Informe a data e horário limite para a página ficar disponível. Informe um endereço para os visitantes serem direcionados após esse período.

Finalizada a página atribua um nome  e salve.

É exibida a seguinte tela, que mostra a página com o status “Rascunho”. Com esse status, ainda é possível realizar edições. Clique no botão “Visualizar”.

Clicando no botão “Configurações” , você tem acesso às seguintes opções:

  • Propriedades - para verificar se a página tem lista, ação transacional ou automação vinculados a ela.
  • Excluir - para excluir uma página.
  • Publicar - para tornar a página disponível.
  • Editar - para efetuar alterações na página.
  • Duplicar - para excluir a página

 

Publicando uma Página

 

Para que a página esteja disponível para o acesso a mesma deve ser publicada.

1 - Clique em configurações e escolha a opção publicar.

2 - Escolha o domínio que já foi previamente configurado na plataforma e clique em confirmar.

3 - O status da página é alterado para “Publicada”.

4 - Depois de publicada, será gerado um link de acesso à página criada. Clique no botão “Configurações” e escolha a opção “Link de acesso” para visualizar o link gerado para a página.

5 - Copie o link exibido clicando no botão em destaque para utilizá-lo em suas ações de e-mail marketing ou inseri-lo em seu site. Perceba que a tela apresenta 2 links. A diferença entre eles é que no caso so segundo link, se utilizando em uma ação de e-mail marketing na plataforma, já traz algumas informações carregadas no formulário.

Divulgando a Landing Page pelo E-mail Marketing

 

Caso a divulgação da sua página seja através do envio de um e-mail marketing é possível fazer com que os campos do formulário da sua página já venham preenchidos.

Imagine que você está criando um convite e quando o contato clicar para se inscrever será carregada a Landing Page que você criou na plataforma com um formulário de inscrição. Como no exemplo abaixo:

Convite para inscrição ao treinamento:

Landing Page:

Bom se você está encaminhando um convite por e-mail para o contato em questão então significa que você já possui esse dado, correto?

Sendo assim você pode fazer com que essa informação já venha preenchida no formulário da inscrição.

Para isso siga os passos abaixo:

1 - Na mensagem que está criando para a divulgação da sua página arraste o componente "Landing Page".

2- Defina um texto para o botão e escolha a Landing Page desejada.

3 - Ao escolher a Landing Page todos os campos presentes no formulário da página são apresentados. Escolha quais os campos você deseja que venha preenchido. No nosso exemplo escolhemos apenas o campo e-mail para ser preenchido automaticamente.

Agora quando os contatos receberem a sua ação e clicarem no botão "Inscreva-se", que contem a Landing Page o campo e-mail já vira preenchido.  O contato só precisará preencher os dados que você ainda não possui.

6 - Caso precise efetuar alguma alteração na página após a publicação, será necessário pausá-la. Nesse caso, clique no botão “Configurações” e escolha “Pausar”.

Este conteúdo foi útil?00