Carregando...

Criando uma Mensagem – Editor Drag and Drop

Criando uma Mensagem - Editor Drag and Drop

No módulo de E-mail Marketing siga os passo abaixo para criar a mensagem no editor drag and drop.

1 - No menu lateral esquerdo, clique no ícone “Conteúdo da Mensagem” e selecione a opção “Criar uma nova mensagem”.

2 - Clique na opção "Editor Drag and Drop".

3 - São exibidos os templates para você escolher. Escolha aquela mais parecido com a mensagem que deseja criar. Também é possível escolher um template em branco.

4 - Escolhemos o template "Bem-vindos". É exibida a tela de edição da mensagem. Ao lado esquerdo, encontram-se os componentes que podem ser inseridos na mensagem, cuja aparência pode ser visualizada ao lado direito da tela.

 

Editando o componente "Logo"

 

Cada bloco do template escolhido possui as seguintes opções:


Faça as edições nos componentes do template alterando as imagens e textos de acordo com suas preferências. Vamos começar pelo componente “Logo”:

1 - No lado esquerdo da tela de edição do componente “Logo”, você encontra itens para: seleção da imagem do logo (1), inclusão de um link (2) e definição de tamanho e alinhamento do logo (3).

6 - Clique no botão “Substituir” para abrir o “Gerenciador de Arquivos”, onde você terá acesso às seguintes pastas:

  • Arquivos compartilhados: Subpastas e imagens compartilhadas pelos usuários de sua conta, ou seja, todos os usuários visualizam as imagens importadas para esta pasta ou subpastas criadas.
  • Imagens: Subpastas e imagens hospedadas por você. Cada usuário visualiza suas próprias imagens ou subpastas criadas.
  • Templates: Imagens oferecidas gratuitamente pela AKNA. Não é possível incluir outras imagens ou subpastas.

São permitidas as seguintes extensões para todos os arquivos de imagem inseridos na mensagem:

.bmp/ .gif / .jpeg / .jpg / .png

O nome do arquivo não pode conter acentuação ou espaço entre palavras. No lugar do espaço pode ser utilizado hífen ou underline e os arquivos não podem ultrapassar 10 mb de tamanho.

 

Dica: Para ajuda a organização das imagens é possível criar subpastas. Para isso, clique na pasta “Imagens” ou “Arquivos compartilhados” e depois clique em “Nova Sub-Pasta”. .

6 - Clique em “Enviar Arquivo” para localizar e enviar as imagens para a plataforma. Em seguida, selecione a imagem e clique em “Abrir”.

Com a imagem hospedada, selecione-a e clique em:

A. Para utilizar a imagem. Dois cliques na imagem tem o mesmo efeito.
B. Se desejar para redimensionar o tamanho do arquivo.
C. Se desejar inserir mais imagens.
D. Se desejar visualizar a imagem em tela cheia.
E. Se desejar fazer download do arquivo.
F. Se desejar editar a imagem no que se refere ao seu tamanho, coloração, entre outros.
G. Se desejar copiar a imagem à outra pasta ou subpasta.
H. Se desejar mover a imagem à outra pasta ou subpasta.
I. Se desejar renomear ou apagar o arquivo.

Veja a substituição do logo:

 

Inserindo Imagem de Fundo

 

É possível inserir imagens de fundo tanto nos componentes das mensagens quanto no fundo do e-mail. São chamadas imagens de background.

1 - Vamos inserir uma imagem de background no componente onde está o logo. Clique em “Configurações de bloco”:

2 - Clique em procurar para escolher a imagem de fundo.

3 - Usando o gerenciador de imagens escolha a imagem que deseja utilizar. Os passos são os mesmo que fizemos para a inserção do logo. Veja a imagem escolhida abaixo e se desejar pode utilizar as configurações de repetição e posicionamento da imagem. Em nosso exemplo alteramos o posicionamento da imagem arrastando os botões em eixo x e eixo y.

Este é o resultado:

Atenção: As imagens de fundo não funcionam nos serviços do Outlook Web App geralmente usado por organizações que gerenciam servidores de e-mail que executam o Exchange Server 2013 ou 2010. Nas demais versões do Outlook, as imagens de fundo funcionam normalmente. .

 

Editando o Componente "Imagem"

 

1 - Você pode realizar o mesmo procedimento para o componente “Imagem”. Se desejar, também é possível inserir um link na imagem. Veja abaixo:

2 - No exemplo a seguir, inserimos um link (1), alterarmos a largura para 450 pixels (a altura é ajustada proporcionalmente) (2) e centralizamos a imagem (3), e, em configurações do bloco, ajustamos o espaçamento acima e abaixo para 20 pixels.

 

Editando o Componente  "Texto"

 

1 - Agora vamos editar o bloco de texto do nosso template. Clique no botão de edição conforme indicado na imagem abaixo:

2 - Apague o texto modelo e digite ou cole o texto desejado. Para fazer alterações na formação do texto, utilize os botões de edição do texto. Passe o mouse sobre um determinado botão para ser informado de sua funcionalidade.

 

Inserindo o Componente "Botão"

 

Além dos componentes já existentes no modelo escolhido, é possível incluir outros componentes. Vamos inserir o componente “Botão” para adicionarmos um link com um maior destaque.

1 - Para isso, clique no ícone “Botão” e arraste-o até a posição desejada no template.

Em nosso exemplo, editamos o componente como demostrado nos itens anteriores e alteramos o texto do botão, inserimos um link e o centralizamos. Além disso, alteramos a cor do fundo do botão, o tamanho da fonte, a cor e o estilo da borda e o espaçamento do texto.

2 - Veja as configurações efetuadas:

 

Inserindo o Componente "Redes Sociais"

 

Outro componente interessante e que vamos inserir nessa mensagem é o componente “Redes sociais”.

1 - Arraste o componente “Redes Sociais” para a posição desejada no template.

2 - Dentre as edições possíveis para este componente, é possível alterar o título (1) e suas configurações, como cor (2), tamanho (3), fonte (4) e alinhamento (5). Também é possível definir o alinhamento dos ícones (6) das redes sociais e outras configurações do componente como cor de fundo (7)  e espaçamento em relação ao componente anterior (8) e o componente posterior (9).

3 - Selecione as redes sociais desejadas (1) e defina o tamanho dos ícones (2).

4 - Em seguida, escolha o tamanho do ícone (1), informe o endereço de sua rede social (2) e o tipo da imagem (3). Para inserir mais de um ícone, basta escolher mais de uma rede social no campo “Selecione uma rede social”.

Agora, verifique a mensagem pronta:

É possível visualizar a aparência da mensagem durante a edição clicando no botão “Visualizar”:

A plataforma exibi a visualização da mensagem em tela do tipo desktop e mobile.

O editor também tem uma ferramenta de verificação AntiSpam. Com ele, é possível verificar se sua mensagem contém características de spam que podem reduzir a taxa de entrega do e-mail.

A barra em destaque é preenchida de acordo com as descrições das características de spam. No caso da mensagem que criamos, o AntiSpam aponta para a expressão “Todos os direitos reservados”.

Atenção: A verificação AntiSpam é apenas um recurso com as regras mais conhecidas com relação aos principais sistemas AntiSpam. A ausência dessas características na mensagem não garante a entrega na caixa de entrada do contato. Além de uma mensagem sem características de spam, outros fatores estão envolvidos nessa entrega. .

Feitos todos os ajustes na sua mensagem, atribua-lhe um nome e clique no botão “Salvar”.

A mensagem é criada e você é direcionado à tela de mensagens cadastradas:

Durante a criação da mensagem, se a sessão na plataforma for encerrada inesperadamente ou o usuário sair da página de criação de mensagens sem antes salvar suas alterações, um rascunho é salvo automaticamente para que, ao retornar, o usuário não precise escrever toda a mensagem novamente.

O usuário, então, pode escolher entre “Criar novo”, para começar a escrever uma mensagem do zero, ou “Continuar editando”, para utilizar o rascunho e continuar a edição da mensagem em que estava trabalhando:

Este conteúdo foi útil?53