Carregando...

Criando uma Automação

Criando uma Automação

A automação é uma régua de relacionamento inteligente. Com ela, programam-se ações automáticas a partir do comportamento do contato, tudo com periodicidade definida por você.

Assista o vídeo acima ou siga os passos abaixo:

1 - No menu lateral esquerdo, clique no ícone “Automação” e selecione a opção “Criar uma nova automação”.

2 - No lado esquerdo da tela (A) estão todos os “Componentes” para compor a automação e, no lado direito da tela (B), você cria o fluxo desejado arrastando os componentes de um lado para o outro.

 

Entenda cada Componente

 
Este componente é utilizado para inserir a mensagem que será enviada no início da automação ou de acordo com a interação dos contatos (abertura ou clique).
Este componente é utilizado para inserir a mensagem de SMS a ser enviada. Também pode ser utilizado no início da automação, no lugar do componente “E-mail”.
Este componente é utilizado para aplicar um filtro antes de avançar para o próximo evento.
Este componente é utilizado para definir a periodicidade que as ações serão enviadas. Esta periodicidade pode ser definida em minuto, hora, dia e mês.
Esta ação é utilizada obrigatoriamente para finalizar o fluxo da automação.
Este evento compõe a régua de relacionamento a partir da abertura (comportamento do contato) do e-mail.
Este evento compõe a régua de relacionamento a partir da não abertura (comportamento do contato) do e-mail.
Este evento compõe a régua de relacionamento a partir do clique (comportamento do contato) em um ou mais links do e-mail.
Este evento compõe a régua de relacionamento a partir da resposta do contato a uma mensagem de SMS.

 

Iniciando a Criação de um Fluxo

 

1 - Para iniciar o fluxo, clique no componente “E-mail” e arraste-o sobre o ícone “Início” em destaque. Você também pode iniciar o seu fluxo com uma mensagem de SMS.

2 - Em seguida, inserimos o componente “Clique” arrastando-o até o componente “E-mail”.

3 - Agora, arraste os componentes para montar o fluxo conforme sua estratégia. Veja abaixo um exemplo do fluxo que criamos:

Perceba que, no fluxo desenhado acima, utilizamos também o componente “Aguardar”. Este componente é importante para não “estressar” a base com muitos envios simultâneos. Com ele, é possível definir um intervalo de tempo entre uma mensagem e outra, que pode ser de minutos, horas, dias ou meses.

Também utilizamos a ação "Filtro". Com ele é segmentar os contatos que vão prosseguir no caminho desenhado.

Agora que todo o fluxo está criado, é preciso definir mensagens, cliques, tempos e filtros.

 

Trabalhando com o Componente E-mail

 

1 - Para definir as mensagens de e-mail clique sobre o componente “E-mail” em destaque. Insira um “Assunto” (A) e escolha a “Mensagem” (B).  As mensagens que serão utilizadas no  fluxo já devem ter sido criadas previamente.

 

Trabalhando com o Componente Clique

 

1 - Clicando sobre o componente “Clique” , são exibidos os links presentes na mensagem principal. Marque o campo de seleção de um ou mais links para que, quando o contato clicar sobre ele(s), receba um e-mail previamente definido por você. Você também pode inserir um evento de clique para cada link presente na ação principal.

 

Trabalhando com o Componente Filtro

 

1 - Inserindo um filtro só prosseguem  no "caminho" os contatos que satisfazem as regras inseridas. Em nosso exemplo apenas os do sexo feminino e idade entre 30 e 40 anos receberão a ação seguinte ao filtro.

 

Trabalhando com o Componente SMS

 

1 - Para definir as mensagens de SMS clique sobre o componente “SMS” em destaque. Insira a mensagem que deseja enviar. Você pode escolher se a mensagem será do tipo marketing (esse tipo contem o Pare para que os contatos possam se descadastrar) ou do tipo corporativo (sem a opção do descadastramento).

 

Trabalhando com o Componente Respostas

 

1 - Quando um contato responder um SMS você pode definir condições para que ele siga por um caminho ou outro. Em nosso exemplo ele pode responder entre Mental ou Física.

2 - Se habilitado o item "Qualquer Resposta" o contato segue no fluxo independente da resposta que tenha retornado.

Atenção: Este recurso não diferencia maiúsculas, minúsculas, acentuação e pontuação.

Trabalhando com o Componente Abertura e Aguardar

 

1 - Quando o contato abrir o e-mail, a ferramenta aguardará duas horas e enviará um SMS . Para que isso seja feito, clique no componente “Aguardar” e arraste-o sobre o ícone “Abertura”, em destaque na imagem abaixo. Em seguida, clique no ícone da ação “Aguardar”, que se encontra no fluxo para definir o prazo no qual o envio do SMS deverá acontecer.

2 - Selecione a “Unidade de tempo” desejada. Em nosso exemplo, utilizamos a unidade “Hora”.

3 - Selecionada a “Unidade de tempo”, movimente a régua para definir depois de quantos tempo o próximo e-mail deverá ser enviado.

4 - Perceba que os "caminhos" devem sempre ser finalizados com o componente de término:

O fluxo que criamos acima é apenas um exemplo. Você pode criar o fluxo conforme a sua estratégia, utilizando mais ou menos caminhos e componentes.

 

Configurações do Fluxo

 

Remetente

 

É necessário configurar o remetente  das ações de e-mail e SMS que compõem o fluxo.

1 - Clique no botão “Configurações” e escolha a opção “Remetente”.

2 - Preencha os dados abaixo com o remetente que é normalmente utilizado em suas ações. Se você tiver o produto SMS habilitado em sua conta, também será possível escolher esse remetente.

 

Encerramento

 

Definido o remetente, defina agora o encerramento do fluxo.

1 - Clique no botão “Configurações” e escolha a opção “Encerramento”.

2 - Há duas opções disponíveis para escolha:

A - Indeterminado: nesse caso, o fluxo não será encerrado automaticamente e precisará ser encerrado por manualmente quando for necessário.

B- Data: o fluxo estará ativo até a data definida. Caso um contato abra a mensagem ou clique em links após essa data, ele não receberá os envios.

 

Fluxo de Contatos

 

1- Você também pode definir como deve ser o comportamento caso o contato se enquadre em mais de um evento na automação.

2 - Você tem duas opções:

A - O contato deve seguir apenas o fluxo do primeiro evento que ele se enquadrar: Nesse se o contato abrir e clicar ele permanecerá apenas no fluxo da abertura e o fluxo do clique será ignorado.

B - O contato deve seguir todos os fluxos de eventos que ele se enquadrar: Nesse caso ele percorre todos os fluxos dos eventos, assim , se ele abrir e clicar ele percorrerá por dois fluxos.

 

Finalizando a Automação

 

Terminado a criação do fluxo e as configurações atribua um nome a automação e então você terá 3 opções:

  •  Salvar
  • Modo de Teste
  • Ativar

 Salvar

Nessa opção a automação é salva com o status de edição. Desse modo é possível editar e efetuar qualquer alteração deseja nas mensagens ou eventos do fluxo.

 Modo de teste

Nesse modo é possível inserir um endereço de e-mail e número de celular para entrar como teste na automação.

1 - Clique então, em modo de teste, informe o endereço que deve receber o teste e clique no botão "Incluir". Você pode informar mais de um. Informado todos os endereços para o teste clique no botão "Ativar modo de teste".

2 - Feito isso a automação entra em modo de teste e perceba que as estatísticas do teste são geradas. Para sair do modo de teste clique no botão "Pausar".

3 - Ao pausar a automação sai do modo de teste e volta ao status de edição. É possível efetuar mais alterações e novamente entrar em modo de teste ou ativar a automação.

 Ativar

Se o fluxo já estiver pronto para uso, edite a automação novamente e clique no botão “Ativar”. A automação exibi o botão "Importar lista".

1 - Clique nesse botão para importar a lista para a automação.

2 - Selecione uma ou mais listas por meio de seu respectivo campo de seleção e clique em no botão “Importar”.

Após importar a lista, o fluxo iniciará o envio.

A qualquer momento é possível efetuar pausas no fluxo ou até encerrar a automação independente da data definida como encerramento.

 

Removendo Contatos da Automação

 

Uma vez que o contato entra em uma automação ele irá percorrer todos os caminhos possíveis conforme as suas interações. Caso deseje interromper esse fluxo para um contato específico você deve excluí-lo da automação.

1 - No canto inferior esquerdo clique no botão "Remover Contato".

2 - Informe o endereço de e-mail ou o número do celular (em caso de fluxo de mobile) e clique no botão "+". Você deve inserir todos os contatos que desejar retirar do fluxo. Informe um contato por vez. Ao terminar clique no botão fechar localizado no canto inferior direito.

Este conteúdo foi útil?31