Carregando...

Criando uma Ação

Criando uma Ação

1 - No menu lateral esquerdo, clique no ícone “Ações de E-mail Marketing” e selecione a opção “Criar uma nova ação”.

Há três formas para criar as ações:

  • A partir de uma mensagem armazenada no sistema: permite utilizar uma mensagem criada na ferramenta Akna;
  • A partir de uma mensagem importada da Internet: não é necessária a criação de uma mensagem na ferramenta Akna, apenas a informação do endereço da URL no qual se encontra hospedado o HTML a ser utilizado na ação;
  • A partir dos dados de outra ação: permite utilizar uma ação já criada na ferramenta Akna para utilizar como referência os dados nela preenchidos.

 

A partir de uma mensagem armazenada no sistema

 

Por padrão, esta opção sempre virá selecionada na ferramenta. Nesse formato, você precisa ter uma mensagem já criada. Clique no botão “Avançar” para iniciar as configurações da ação.

São exibidas as guias que permitem configurar ação:

 

Dados da Ação

 

Em “Dados da Ação”, você configura os dados referentes à identificação e ao encerramento:

1 - No campo “Título da ação”, digite o nome da ação para, posteriormente, identificá-la na Plataforma. Essa informação não é visualizada pelos contatos:

2 - Por padrão, a ferramenta atribui ao campo “Encerramento” 30 dias da data de criação da ação, mas você pode definir um valor entre seis dias e seis meses. Após essa, data as estatísticas da ação não sofrerão mais alterações. Por exemplo, se um contato abrir a mensagem após o dia 26/11/2020 (data do nosso exemplo), essa abertura não constará nas estatísticas da ação.

3 - Nos campos “Equipe” e “Usuário”, a plataforma traz as informações do usuário logado no sistema que está criando a ação.

 

Dados do E-mail

 

Em “Dados do E-mail”, você configura os dados referentes ao remetente do envio e o conteúdo do e-mail.

1 - No campo “Nome do remetente”, atribua um nome para o remetente da ação. Em nosso exemplo, inserimos o nome da empresa e o departamento. Esse campo não é obrigatório e, deixado em branco, o contato visualizará apenas o endereço de e-mail do remetente.

2 - No campo “Endereço do remetente”, preencha com o endereço de e-mail do remetente. Utilize um endereço de e-mail corporativo válido e que tenha as configurações de cname e SPF que são feitas na contratação da plataforma.

3 - No campo “Endereço de retorno”, insira o endereço de e-mail que deverá receber as respostas dos destinatários. Respostas automáticas, como avisos de férias, também são entregues neste endereço.

4 - No campo “Conteúdo do e-mail”, escolha a mensagem que será enviada aos seus contatos.

5 - No campo “Assunto da mensagem”, insira o assunto com informações que despertem o interesse do contato. Nesse item, você pode utilizar emojis e personalizar com o nome, por exemplo, (saiba mais sobre personalização em nosso manual de personalização):

 

Pedidos de remoção

 

O pedido de remoção é o link presente no rodapé da mensagem no contato pode clicar caso não deseje mais receber as suas ações. Você pode escolher duas possibilidades para esse link:

  • Sem confirmação: quando o contato solicita o descadastramento, imediatamente a ferramenta altera o status dele para opt-out sem que nenhuma mensagem de confirmação seja necessária.

  • Com confirmação: o contato também ficará com o status opt-out, porém, será exibida uma tela de confirmação.

Com essa opção, ainda é possível que o contato informe quais são as áreas que ele tem interesse e o motivo pelo qual ele está se descadastrando de sua lista. Mais informações sobre esses dois recursos podem ser encontradas em nossos manuais de áreas de interesse e motivos de remoção.

 

Alertas

 

A plataforma pode enviar e-mail de alertas referente ao disparo da ação. São eles:

  • Enviar alerta por e-mail no término da ação: envia um e-mail automático notificando que a ação em questão terminou de ser disparada.
  • Enviar estatísticas por e-mail após 24 horas do início da ação: envia um e-mail automático com um arquivo no formato .pdf contendo as estatísticas das primeiras 24 horas da ação.
  • Enviar link de estatísticas por e-mail no envio da ação: envia um e-mail automático contendo um link com o qual você acompanhar as estatísticas da ação em tempo real sem a necessidade de ter um login na plataforma.

Você também pode escolher quais informações devem ficar disponíveis nesse link habilitando ou não os campos de seleção abaixo.

Com os alertas selecionados, informe os endereços de e-mail para recebê-los:

Informe o endereço de e-mail e clique no botão adicionar:

 

Opções

 

Use essa opção para que a ferramenta salve os dados de remetente para que não seja necessário preenche-los novamente ao criar uma nova ação.

 

A partir de uma mensagem importada da internet

 

Nessa opção, não é necessário ter uma mensagem criada na plataforma. Utilize o link de uma mensagem criada pela sua equipe de arte ou agência e que esteja armazenada fora da plataforma.

Nesse caso, ao invés de selecionar uma mensagem criada na ferramenta, você precisa informar o endereço no qual a mensagem está hospedada.

  • Idioma: selecione o idioma dos links adicionais (pedido de remoção, visualização alternativa). Esse recurso é útil quando você cria a sua mensagem em outra língua. Assim todos os links adicionais que a ferramenta inserir na mensagem serão convertidos ao mesmo idioma em que a mensagem foi construída.
  • Endereço da mensagem: preencha esse campo com o endereço da mensagem.
  • Carregar a mensagem: selecione a opção “agora” se desejar carregar a mensagem no momento da criação da ação. Selecione a opção “no momento do envio” para carregar a mensagem apenas no momento em que a ação for disparada. Para ações enviadas imediatamente, essas opções não fazem diferença, mas caso a ação esteja agendada, você ainda poderá fazer alterações na mensagem, pois ela só será carregada quando o disparo acontecer.
  • Área de Interesse: escolha a área de interesse que deseja atrelar à sua mensagem. Caso o contato se descadastre de uma mensagem da área de interesse “x”, ele ainda pode receber da área de interesse “y”. Saiba mais sobre esse recurso no manual de Controle de Opt-out. Esse campo só poderá ser visualizado nessa tela se você tiver áreas de interesse criadas na conta.
  • Enviar somente quando a mensagem contiver: é necessário informar uma palavra existente na sua mensagem. Assim, a ferramenta procurará por essa palavra quando fizer o download da mensagem e, se não a encontrar, não disparará a ação. Esse recurso evita que uma ação seja disparada em branco em caso de algum problema com o carregamento da mensagem para a ação.

 

A partir dos dados de outra ação

 

Esta opção permite utilizar uma ação enviada anteriormente para criar uma nova. A tela de criação da ação é preenchida com os dados da ação utilizada. O nome da ação é mantido e lhe é acrescentado um número.

A tela de criação da ação virá preenchida de maneira idêntica ao preenchimento da ação escolhida. Faça as alterações necessárias e clique no botão “Avançar”.

Após configurar a ação, é necessário definir a lista para a qual ela será enviada.

1 - É possível inserir números avulsos para participar da ação. Para isso, informe os endereços desejados, um a um, e pressione “Enter” no seu teclado.

Selecione uma lista, uma segmentação comportamental ou uma lista de código externo para disparar a sua ação. Você pode encontrar a lista utilizando o campo de pesquisa por tag ou procurando pelo nome da lista no campo “Pesquisar”. Após selecionar a lista, clique no botão “Avançar”.

Atenção: Listas de código externo são listas em que a chave deixa de ser o e-mail e passa ser um outro campo, como RA de um aluno. Assim, a plataforma passa a olhar para o campo RA e não permite que esse campo se repita na lista. O campo e-mail, então, poderá se repetir. Isso pode ser útil em um cenário como o envio de informações aos pais que possuem dois filhos na escola.

2 - Para enviar a ação para a base toda, marque a opção “Não aplicar filtro sobre a lista” e clique no botão “Avançar”. Consulte o manual de filtros para saber mais sobre a aplicação de filtros na ação.

3 - Ao avançar, você será direcionado para a tela de agendamento da ação. É possível iniciar o disparo imediatamente ou agendar para outro dia e horário. O agendamento pode ser feito com até seis meses de antecedência. Ao clicar no botão “Concluir”, a ação inicia o disparo ou fica pendente, conforme sua escolha.

Atenção: Recomendamos que, antes de iniciar o disparo de suas ações, sempre efetue um envio de teste. Ao recebe-lo, verifique os textos, imagens, links e só após as validações, faça o disparo ou agendamento da ação.

4 - Para realizar o teste da ação, marque a opção “Não agendar o envio agora” na tela de agendamento e clique no botão “Concluir”. Você é direcionado para a tela de “Ações. Na coluna “Opções”, clique no ícone em forma de engrenagem e selecione a opção “Enviar teste”.

5 - É possível inserir até dez endereços de e-mail para receber o teste da ação Inseridos os endereços de e-mail nos campos, clique em “Concluir”. É importante testar não só o layout da mensagem, como também os seus links.

Na parte inferior desta tela, você pode marcar as seguintes opções:

A - Salvar a lista acima para os próximos testes: grava os endereços utilizados para que não seja necessário digitá-los novamente quando precisar fazer um teste.

B - Inserir o texto “[Teste]” no início do assunto da mensagem: este item ajuda a localizar o e-mail de teste entre outros e-mails em sua caixa de mensagem.

C - Substituir as tags da mensagem por informações de um contato da ação: este item possibilita que, mesmo no envio de teste, as personalizações funcionem. A plataforma escolhe um contato aleatório da lista e faz as substituições das tags de personalização.

6 - Após a validação do envio de teste, você pode agendar a ação clicando novamente no botão da coluna “Opções” e selecionar a opção “Agendamento”.

A tela de agendamento também permite fazer envios com atraso. São eles:

  • Não enviar em menos de “X” horas: o disparo leva mais de “X” horas para terminar.
  • Após “X” mensagens enviadas, fazer uma pausa de “X” horas: é possível fazer pausas de uma a vinte e quatro horas.

7 - Após o envio da ação, para visualizar as estatísticas, clique no botão e, em seguida, selecione “Estatísticas”. Saiba mais sobre as estatísticas acessando o manual estatísticas.

Este conteúdo foi útil?12