Carregando...

Criando uma Ação de SMS Corporativo

Criando uma Ação de SMS Corporativo

Após acessar o módulo SMS Marketing, siga as etapas abaixo para criar uma ação de SMS Corporativo:

1- No menu lateral clique em "Ações de SMS" - “Criar uma nova ação” :

2 - Na tela “Criar nova ação SMS”, selecione “SMS Corporativo”:

 

Configurando a Ação

 

São exibidas as guias que permitem configurar ação:

  • Dados da ação
  • Tratamento de respostas
  • Seleção de contatos
  • Agendamento

 

Dados da Ação

 

Na guia “Dados da Ação”, você configura os dados referentes à identificação e ao conteúdo da ação:

1 - No campo “Título da ação”, digite o nome ação para, posteriormente, identificá-la na Plataforma. Essa informação não é visualizada pelos contatos:

2 - Na seção “Dados do SMS”, selecione a “Campanha” e o “Remetente” da mensagem.

Dica: Várias ações podem estar dentro de uma mesma campanha já existente. Se desejar criar uma nova campanha, a partir do menu lateral, navegue até Ações de SMS > Agrupamento de ações por campanha > Criar novo.

3 - Digite a mensagem desejada no campo “Mensagem” atentando-se às seguintes restrições:

  • Não é possível inserir acentuação, apenas as pontuações ; : , ? ! . < > ( ) / %
  • Não é possível inserir HTML ou imagem.

Atenção: Por padrão, a quantidade máxima de caracteres para um SMS é de até 160. Essa quantidade pode ser aumentada para 320 caracteres por meio do recurso Mensagem Concatenada”, disponível nas versões Pro e Premium da plataforma. Da quantidade total de caracteres, são descontados os caracteres do Remetente e do texto de opt-out, quando este é obrigatório.

4 - Para personalizar a mensagem, digite um colchete "[" no campo "Mensagem" para exibir os campos personalizados que podem ser inseridos.

Se você utilizar, por exemplo, o campo [PRIMEIRONOME], a ferramenta o preencherá com o primeiro nome inserido na coluna "Nome" da lista de contatos. A mesma regra vale para os outros campos personalizados. Se o campo estiver vazio, ele não será preenchido.

Atenção: A plataforma contabiliza o número de caracteres dos campos personalizados apenas no momento do envio. Desse modo, quando utilizar um campo personalizado na mensagem, evite atingir o limite deixando disponível uma quantidade de caracteres suficiente para que a mensagem seja enviada. É recomendado utilizar o campo personalizado [PRIMEIRONOME] ao invés do campo [NOME], pois este insere o nome completo do contato.

5 - Observe que, ao inserir uma URL, o recurso “Encurtar URL da mensagem” é automaticamente habilitado, fazendo com que apenas 18 caracteres sejam utilizados, independentemente do tamanho original do link:

6 - Na seção “Landing Page”, marque o campo de seleção “Inserir na mensagem um link para uma página web mobile”:

Este recurso insere um link para uma página mobile no fim da mensagem. Antes de utilizar o recurso, é necessário ter criado uma página por meio do produto Landing Pages. Saiba mais sobre a criação de landing pages consultando o manual Criando a Landing Page.

Se desejar inserir o link da landing page em outro local que não seja no fim da mensagem, utilize o campo personalizado [LINKMENSAGEM]:

7 - Após inserir os dados da mensagem, clique em “Avançar”.

 

Tratamento de respostas

 

Na guia “Tratamento de Respostas”, são definidas as respostas automáticas e as condições para que essas respostas sejam enviadas. A definição de respostas automáticas é opcional.

Nota: Recurso disponível nas versões Pro e Premium da plataforma.

1- No campo à esquerda da tela, digite a resposta automática a ser enviada sempre que seus contatos responderem a uma mensagem.

 

2 - Para que sua resposta automática seja uma resposta condicional, no campo à direita da tela, especifique as condições para que a mensagem seja enviada digitando as possíveis respostas de seus contatos:

3 - Para definir outras respostas condicionais, clique em “Adicionar mais campos”:

4 - Finalizada a criação da mensagem, clique em “Avançar”.

 

Seleção de contatos

 

Na guia “Seleção de Contatos”, são selecionados os contatos para os quais a mensagem será enviada.

1 - Na seção “Números avulsos”, insira números avulsos de celular com DDD. É possível inserir até 100 números avulsos:

2 - Na seção “Listas de contatos”, selecione as listas de contatos que deverão participar da ação:

Para saber mais sobre as listas que podem ser selecionadas neste campo, consulte os manuais Criando a Lista de Contatos e Listas Cadastradas.

3 - Se desejar, na guia “Filtrar contatos”, selecione um filtro para delimitar quais contatos das listas selecionadas deverão participar da ação. Os filtros podem ser baseados no envio de ações anteriores e/ou baseado em dados cadastrais.

4 - Clique em “Avançar”.

 

Agendamento

 

Na guia “Agendamento”, são apresentadas três opções para envio da ação:

  • Salvar sem agendar
  • Salvar e enviar
  • Salvar e agendar o envio para o dia ____ às ____

Atenção: Não há limite de horário para o envio de ações corporativas.

Após configurar o agendamento da ação, clique em “Concluir” para encerrar. Com isso, a ação está criada e pode ser visualizada na página “Ações”.

Este conteúdo foi útil?10