Carregando...

Criando um usuário na plataforma2

Criando um Usuário na Plataforma

1 - No menu principal da plataforma em “Administração” clique no ícone “Usuários”.

2 - A plataforma possui dois tipos de Usuários: “Internos” e “Externos”.

  • Usuários Internos: São os colaboradores da sua empresa. São, portanto, usuários que o tempo de permanência na plataforma tende a ser longo.
  • Usuários Externos: são utilizados para parceiros, clientes e fornecedores acessarem a plataforma, geralmente esse tipo de usuário tem acesso temporário.

3 - Para criar um “Usuário interno” esteja situado na guia “Internos” e clique no botão “Incluir”.

Quanto a permissão de usuários é possível criar até três tipos de perfil:

  • administrador;
  •  integração;
  • permissão restrita;

 

Usuário Administrador

 

Esse tipo de usuário tem acesso completo a todos os recursos e produtos disponíveis na conta onde foi criado.

1 - Preencha a tela de criação de usuários. Você deve informar obrigatoriamente um endereço de e-mail válido (será o login de acesso a ferramenta), nome, e cargo. Também é obrigatório selecionar uma equipe (consulte o manual de equipes para mais detalhes) para o usuário e marcar a opção “Esse usuário deve ter acesso de Administrador”. Ao final clique no botão “Concluir” para confirmar a criação do usuário administrador.

2 - Um e-mail como segue no exemplo abaixo, será encaminhado ao novo usuário para a criação de uma senha.

Os próximos passos devem ser efetuados pelo próprio usuário:

1 - Clique no botão "Criar senha".

2 - Informe uma senha de acordo com as regras informadas na tela ou utilize a senha sugerida pela plataforma.

3 - Preenchido os dados clique no botão "Confirmar".

4 - Você é direcionado para a tela de login. Informe os seus dados e clique no botão "Entrar".

5 - A plataforma solicita que você atualize outras informações. Preencha os dados e clique em confirmar. 

6 - Você receberá um e-mail para validação. Enquanto essa validação estiver pendente se tentar logar a plataforma retorna a seguinte mensagem:

7 - Acesse o seu e-mail e clique no botão "Confirmar E-mail".  Agora o usuário está habilitado para o uso na plataforma.

Usuário de Integração

 

Esse tipo de usuário deve ser utilizado quando desejar integrar a plataforma da Akna com algum software utilizado em sua empresa como por exemplo um CRM. Mais informações em nosso manual de integração.

Atenção:

  • Usuários de integração não tem acesso diretamente a plataforma. O acesso acontece exclusivamente por integração.
  • Utilize um endereço de e-mail válido.
  • Para ser um usuário de integração o mesmo não pode estar criado em nenhuma outra conta na plataforma.
  • Usuários de integração nunca devem ser criados como "externo".
  • Contas mais antigas não possuem esse tipo de usuário. Você deve então criar um usuário administrador ou um usuário com permissões restritas para executar as integrações.

1 - Preencha a tela de criação de usuários. Você deve informar obrigatoriamente um endereço de e-mail válido, nome, e cargo. Também é obrigatório selecionar uma equipe  para o usuário e marcar a opção “Usuário de integração”. Ao final clique no botão “Concluir” para confirmar a criação do usuário de integração.

 

Atenção: Após esse passo será encaminhado um e-mail ao usuário para a criação de uma senha como descrito acima nos itens 1 , 2, e 3 da criação de um usuário administrador.

Usuário Com Permissões Restritas

 

Esse tipo de usuário tem o acesso definido por você.

1 - Preencha a tela de criação de usuários. Você deve informar obrigatoriamente um endereço de e-mail válido (será o login de acesso a ferramenta), nome e cargo. Também é obrigatório selecionar uma equipe para o usuário. Ao final clique no botão “Concluir” para confirmar a criação do usuário.

Atenção: Após esse passo será encaminhado um e-mail ao usuário para a criação de uma senha como descrito acima nos itens 1, 2, 3, 4, 5 , 6 e 7 da criação de um usuário administrador.

2 - Escolha o produto ao qual deseja definir as permissões para o usuário.

Para esse exemplo escolhemos o módulo “Painel de controle”. Nesse caso você encontra na tela os recursos relacionados ao painel de controle. Você pode escolher uma das três opções:

  • Bloquear o acesso a este produto: Esse usuário não deve ter acesso aos recursos relacionados ao painel.
  • Utilizar as regras padrão da equipe deste usuário: Esse usuário deve ter o mesmo acesso que a Equipe a qual ele pertence.
  • Definir abaixo regras específicas para este usuário: Esse usuário tem permissões personalizadas.

3 - Escolhendo a opção “Definir abaixo regras específicas para este usuário” você deve marcar os recursos que estão disponíveis ao usuário conforme segue abaixo:

4 - Ao lado direito da tela você encontra a coluna nível de acesso. As opções são:

  • Individual: Selecionada essa opção o usuário tem domínio apenas dos itens criados por ele mesmo. Por exemplo, no caso de alterar uma mensagem só será possível se a mensagem foi criada por ele (no item painel esse nível não está disponível).
  • Equipe: Selecionada essa opção o usuário tem domínio aos itens criados por ele mesmo ou por outros usuários da mesma equipe a qual ele pertence.
  • Geral: Selecionada essa opção o usuário tem domínio em todos os itens presentes na ferramenta independente de quem criou.

5 - Definida as permissões clique no botão concluir no rodapé da página.

O procedimento é o mesmo para qualquer um dos módulos em que desejar atribuir permissões específicas aos usuários.

No caso dos módulos de E-mail Marketing ou Mobile Marketing também é possível além de definir as permissões nos recursos disponíveis em cada módulo, limitar o uso do crédito:

Alocação e Segurança

 

Para qualquer um dos tipos de usuário é possível definir algumas opções de alocação e segurança:

  • Alocação:

Em “Alocação”, selecione a equipe que o usuário será alocado. Pode-se também definir se o usuário terá acesso às equipes de níveis inferiores (para isso, a equipe que o usuário está alocado deve ser superior à alguma equipe), podendo acessar o que os usuários da equipe inferior realizam na plataforma.

  • Acesso com restrição de ip:

Em “Segurança” pode-se definir os IPs que o usuário conseguirá utilizar para acessar a Plataforma, selecionando a opção “Restringir o acesso deste usuário aos seguintes IPs de origem” e listando os IPs na caixa de texto destacada. Para suspender o acesso do usuário à Plataforma a partir de uma determinada data, selecione a opção “Suspender o acesso após” e defina a data clicando sobre o campo em destaque abaixo:

 

Criando um Usuário Externo

 

1 - Para criar um “Usuário externo” esteja situado na guia “Externos” e clique em “Incluir”.

Atenção: Os usuários externos possuem acesso restrito à Plataforma, não tendo a possibilidade de acessar a parte administrativa, fazer parte de uma equipe e de ter “nível de acesso”, ou seja, conseguirá visualizar, editar e / ou excluir apenas o que criou e / ou foi atribuído a ele.

2 - Preencha os dados para a criação do usuário da mesma forma como feita para um usuário interno.

No caso do usuário externo ao invés de alocar o mesmo a uma equipe será necessário definir qual a tela que ele será direcionado ao acessar a plataforma conforme as opções na imagem abaixo:

3 - Clique em concluir e a tela para definir as permissões para o novo usuário é exibida. Defina as permissões que o usuário deve ter em cada um dos produtos disponível em sua conta.

 

Usuários Cadastrados

 

1 - Na tela dos usuários cadastrados é possível visualizar todos os usuários criados na plataforma.

2 - Na coluna “Opções”,  encontra-se as seguintes funções:

  • Permissões de usuário: Quando indicado pela cor prata, o ícone do cadeado indica que o usuário é administrador, mas quando dourado, permite a alteração, concessão e / ou exclusão de permissões.
  • Configuração de mensagens: Utilize para definir os tipos de  avisos que o usuário receberá por e-mail.

Para realizar as definições, selecione o checkbox do(s) aviso(s) que o usuário deve receber e clique em “Concluir”.

  • Alterar o cadastro do usuário: Utilize essa opção para efetuar alterações no cadastro do usuário, como nome, documento, retirar ou inserir a permissão de administrador da conta e efetuar restrições de segurança configurando um ip de acesso.

  • Excluir o usuário: Não é possível excluir um usuário administrador. Nesse caso, deve-se alterar o cadastro do usuário (vide tópico "Alterar cadastro do usuário), desmarcar a opção “Esse usuário deve ter acesso de Administrador” e depois excluí-lo.
Este conteúdo foi útil?30