Carregando...

Criando a listas de Contatos

Criando a Lista de Contatos

1 - Na tela principal da plataforma, escolha a opção “Listas de Contatos”.

Atenção: Você também pode ter acesso à lista de contatos estando dentro dos módulos de E-mail ou SMS.

É essencial ter em suas listas o endereço de e-mail dos contatos e o número do celular com o DDD e o dígito 9. Orientamos que possua o maior número de informações possíveis de seus clientes, pois isso possibilitará o melhor aproveitamento dos recursos que a ferramenta oferece, como a criação de mensagens personalizadas (veja nosso manual de "personalização").

2 - Clique no botão incluir ou utilize o menu lateral.

3 - Atribua um nome à sua lista preenchendo o campo “Nome da lista” e clique no botão “Avançar”.

Dica: Para uma melhor organização das listas, é possível utilizar tags. Dessa forma, fica mais fácil encontrar uma lista no momento de criar uma ação. Para criar uma tag, defina um nome para ela e clique no botão “Adicionar mais tags”.

4 - Na tela de importação de lista, clique no botão “Escolher arquivo”.

Atenção: O arquivo importado pode ou não ter a “linha de cabeçalho”. A “linha de cabeçalho” é o nome das colunas como mostrado no exemplo abaixo. Se o seu arquivo tiver o cabeçalho, você deverá marcar essa opção como mostrado na imagem acima.

5 - É exibida a janela do seu computador para que procure pelo arquivo a ser importado. Selecione o arquivo e clique no botão “Abrir”.

Atenção: A plataforma aceita arquivos nos formatos .xls, .csv, .txt ou .zip, porém, a melhor opção de extensão é o .csv. O arquivo deve conter no máximo 10 mb. Caso contrário, será necessário dividí-lo.

São apresentados na primeira coluna, chamada de “Coluna”, todos os campos do arquivo selecionado. Na segunda coluna, chamada de “Conteúdo”, têm-se os campos da ferramenta para associação e, na última coluna, chamada de “Dados da primeira linha”, encontram-se as informações para conferência do que será importado. Caso não deseje importar alguma coluna, basta desmarcá-la utilizando o campo de seleção a esquerda da primeira coluna.

6 - Se tudo estiver correto, clique em “Avançar”.

Importada a base de contatos, é exibido o resumo da importação com informações sobre o arquivo importado. Do lado esquerdo, são exibidas informações referentes ao endereço de e-mail para uso no módulo “E-mail Marketing” e, do lado direito, informações referentes ao número de celular para uso no módulo “SMS Marketing”.

A ferramenta não importa contatos duplicados ou formatos inválidos, por exemplo, e-mails sem “@” ou contendo erros como “@.com.b”. Caracteres como parênteses, hífen e espaços são retirados do campo celular. Todas as informações estarão disponíveis nessa tela de resumo. Utilizando o botão “Baixar arquivo de retorno” você faz o download de um arquivo .csv que contém todos os contatos não importados.

7 - Se a importação estiver correta, clique no botão “Concluir”

8 - Você retorna à tela de listas cadastradas. Sua lista já está disponível para uso tanto no módulo “E-mail Marketing” quanto no módulo “SMS Marketing”.

Este conteúdo foi útil?614