Perguntas Fequentes

Listas de Contatos

  • E-mail enviado: é aquele que saiu da ferramenta Akna.
  • E-mail entregue: é aquele que foi recebido pelo provedor de destino.
  • E-mail aberto: aquele que, uma vez na caixa de entrada do destinatário teve a imagem carregada.
  • E-mail clicado: é aquele que teve algum link da mensagem clicado.

Não. Pois essas pessoas não tem o seu consentimento para o envio. Envio de e-mail sem o consentimento é considerado spam.

É quando um contato autoriza receber informações da sua empresa.

Não. Além de serem opt-in é preciso o cuidado de entender os seus interesses. Apenas com conteúdo relevante é possível conseguir engajamento.

Além de serem contatos válidos eles precisam estar de acordo em receber os seus comunicados. O conteúdo enviado precisa ser relevante para eles.

Uma base antiga pode trazer problemas pois as informações possivelmente estão desatualizadas. A probabilidade de muitos nem existirem mais também aumenta ou ainda terem se tornado um spamtrap do tipo reciclado. Para utilizar esse tipo de lista seria importante fazer disparos pequenos não excedendo 10% dos disparos engajados.

Sim. Lembre-se que o consentimento é fundamental no envio de e-mail marketing.

Não. O que garante o bom resultado é o interesse dos seus contatos. Encaminhar conteúdos relevantes a eles é que vai garantir engajamento (cliques, aberturas).

Mensagens

Isso pode acontecer pela má reputação do seu domínio/ip ou pelo tipo de conteúdo enviado.

Não necessariamente. A decisão de onde a mensagem recebida deve ser alocada é do provedor por tanto ele pode alocar na caixa de entrada, no lixo eletrônico, alguns provedores ainda tem outras como promoção, atualização.

O recomendado é separar imagem e textos. Muitos e-mails corporativos barram mensagens que possuem apenas imagens.

Orientamos que não seja utilizado, pois o link encurtado é caracterizado pelos provedores de e-mail como Spam, visto que normalmente escondem algum conteúdo. Recentemente identificamos casos que o Gmail tem bloqueado o recebimento de todo conteúdo que venha com o link encurtado.

Envios

Não. Nem sempre o mesmo conteúdo atinge todo o público. Lembre-se do engajamento. Ao pensar em um conteúdo também deve ser analisado para qual público essa informação será relevante. Enviar tudo para todo mundo sempre, trará problemas para a sua reputação.

Não colocar a opção de descadastramento em seu e-mail marketing pode acarretar sérios problemas para reputação do seu domínio. Além disso não ter essa opção pode levar o destinatário a dar queixa de spam no provedor que será ainda pior para a reputação.

Não existe uma regra, essa questão vai depender do tipo do público com quem trabalha. Por exemplo, se o seu público é pessoa jurídica da área comercial, o melhor horário de envio será o horário comercial.

Pode estar ocorrendo algum bloquei no seu servidor de e-mail. Nesse caso é necessário solicitar ao responsável por esse servidor a efetuar a liberação pelo ip de envio da plataforma ou uma string. Você pode solicitar ambas as informações a nossa equipe de suporte técnico.

Toda a ação enviada deve acompanhada. Além disso analisar os relatórios consolidados também é importante. Não tem uma regra para a frequência dessa análise, porem lembre-se que quanto mais rápido você agir, menor o trabalho necessário para voltar a reputação perdida.

A frequência vai depender da quantidade de informação relevante para os seus contatos. Você deve tomar o cuidado para nem cair no esquecimento e nem se tornar “chato” ao ponto de as pessoas pedirem remoção da lista

Não. Cada ação deve ter o público que faça sentido para aquele conteúdo.

Administração da Conta

Boas Práticas

Spamtraps são armadilhas criadas pelos provedores com o objetivo de identificar os remetentes que não seguem as boas práticas. Com essas armadilhas podem identificar remetentes que compram listas, que não cuidam da atualização dos dados ou até não tem cuidados de validação para captação de novos contatos.

  • Pristine: Comum em listas compradas. O provedor cria um e-mail e não divulga oficialmente. Esse endereço fica “escondido” em códigos de site. Geralmente as listas compradas são montadas por “robôs” que vasculham a internet a procura de endereços de e-mail.
  • Reciclado: Comum em listas muito antigas. Após seis meses sem acesso a conta de e-amil o provedor ´passa olhar a mesma para identificar os remetentes que ainda disparam e-mail para um endereço que nem acesso tem mais.
  • Typo: Esse tipo identifica remetentes que não tomam cuidado na captação. Identifica-se aqui erros de digitação como hotmai.com, gmial.com. e etc.

É a interação de usuários com o e-mail remetente (aberturas, clicks). O engajamento é de extrema importância para a definição da reputação. Quanto melhor o engajamento mais você entregará na caixa de entrada.

Você não deve exceder 50 inválidos em cada 1000 enviados, além de não atingir no máximo 1 queixa de spam para cada 1000 abertos.

Opt-out é quando o contato clica no link de descadastramento da mensagem. Queixa de spam é quando o contato reporta diretamente ao provedor que o remetente é spam.

O feedback loop é o aviso que chega aos remetentes de e-mail sobre reclamações feitas pelos destinatários de suas campanhas através do botão “denunciar spam” dos provedores.

Você sofrerá bloqueios de envios nos provedores e até mesmo em e-mails corporativos.

Você deve concentrar os seus envios nos contatos engajados.

Warm-Up’ ou ‘Aquecimento’ é o processo que permite iniciarmos a construção da reputação ou um histórico de envios consistente junto as empresas/provedores no intuito de alcançar a Caixa de Entrada dos usuários. Este é um dos processos mais importantes (do ponto de vista técnico) para o sucesso de suas campanhas.

Enviar para contatos inválidos, contatos que não interagem e principalmente spamtrap’s resultará em bloqueios nos provedores e consequentemente a queda na taxa de entrega.